Segundo Maurício Loss, diretor-geral do Dmae, as equipes trabalharam incansavelmente por 24 horas para normalizar o abastecimento de água. A estação Moinhos é responsável pelo fornecimento de água para sete hospitais, o que tornou a operação ainda mais crucial. O diretor ressaltou que contaram com a ajuda de profissionais de empresas de saneamento básico de outros estados para garantir a retomada do serviço, destacando o esforço máximo dos servidores do Dmae e seus parceiros.
Enquanto isso, o nível do Guaíba, importante fonte de água para a região, foi considerado estável, chegando a 5,17 metros. A expectativa é de que nos próximos dias ocorra uma redução mais expressiva nesse nível. Nas últimas horas, a cota do Guaíba caiu oito centímetros, passando de 5,25 metros para os atuais 5,17 metros. Os dados foram fornecidos pela régua de medição da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestruturas, e pelo Serviço Geológico do Brasil.
Com a retomada gradual do abastecimento de água e a estabilidade do nível do Guaíba, a população de Porto Alegre aguarda por uma normalização completa do serviço e por condições favoráveis em relação ao abastecimento de água na cidade.