A influência de Datena na eleição dificulta estratégia de Boulos para conquistar eleitorado da periferia, apontam pesquisas.

Na acirrada disputa eleitoral em São Paulo, a presença do apresentador José Luiz Datena tem causado um alvoroço no cenário político, principalmente no que diz respeito à estratégia de Guilherme Boulos, candidato do PSOL. A bagunça que Datena cria na eleição é apontada como um obstáculo para Boulos conquistar o eleitorado da periferia da cidade, que historicamente tem votado em candidatos do PT ou da esquerda.

Apesar dos ataques diretos de Datena a Ricardo Nunes, candidato do MDB, especialistas em campanhas eleitorais levantam a hipótese de que a presença do apresentador pode ser mais prejudicial para o candidato do PSOL. Pesquisas indicam que Datena tem mais eleitores entre os simpatizantes do ex-presidente Lula do que entre os apoiadores de Jair Bolsonaro, atual presidente. Isso tem levado os eleitores bolsonaristas a se inclinarem a apoiar Ricardo Nunes.

Enquanto isso, o atual prefeito da cidade tem conseguido conquistar a simpatia de grupos bolsonaristas, e sua gestão urbana é apontada como um ponto forte. Nunes sancionou leis que beneficiam determinados grupos, como a Igreja Presbiteriana de Pinheiros, que conseguiu alterar o zoneamento do bairro de Alto de Pinheiros para expandir sua sede.

Toda essa movimentação política fica evidente nos discursos e ações dos candidatos, que procuram se aproximar dos diferentes segmentos da sociedade e fortalecer suas bases eleitorais. Para saber mais sobre os bastidores da eleição em São Paulo, basta ficar de olho nos próximos movimentos dos postulantes ao cargo de prefeito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo