Relator do Orçamento de 2025 se posiciona contra aumento de tributos para atingir déficit zero, defendendo corte de despesas.

No dia 03 de setembro de 2024, o senador Angelo Coronel (PSD-BA), relator do Orçamento de 2025, manifestou sua posição em relação à proposta enviada pelo governo (PLN 26/24). Em suas declarações, Coronel ressaltou que ainda irá analisar a proposta, porém afirmou que não concorda com o aumento de tributos como forma de alcançar a meta de déficit zero. O senador destacou a importância de não sacrificar os setores responsáveis por gerar empregos e impostos, sugerindo que o governo busque alternativas através de cortes de despesas.

A proposta do governo inclui alguns aumentos de impostos com o intuito de compensar as perdas decorrentes da desoneração da folha de salários em determinados setores econômicos. O objetivo é mitigar um possível déficit de até R$ 35 bilhões no ano. Por sua vez, o deputado Merlong Solano (PT-PI) ressaltou que o Orçamento de 2025 enfrenta desafios deixados pela gestão anterior, como a suspensão do pagamento de precatórios e a redução do ICMS, afetando as finanças estaduais.

Merlong também é membro da Comissão Mista de Orçamento e considera que o governo está adotando medidas corretas ao combater a sonegação fiscal e ao exigir do Congresso ações que compensem as desonerações tributárias. Ele alerta para a necessidade de revisão das emendas de comissões permanentes, de forma a garantir espaço para investimentos em obras estruturantes no Orçamento.

O cenário orçamentário em 2025 é desafiador, com a busca por um equilíbrio fiscal e a necessidade de garantir fontes de receita para cobrir as ações do governo. O Congresso terá papel fundamental na análise e aprovação do Orçamento, cabendo aos parlamentares rever as propostas em busca de soluções que atendam às demandas da sociedade e estimulem o desenvolvimento econômico do país. A discussão sobre as prioridades orçamentárias continuará sendo tema de debates e análises ao longo do processo legislativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo