Proposta de Lei busca reaproveitar equipamentos públicos para combate a desastres ambientais e cria Brigada Aérea Nacional contra Incêndios.

Na última quinta-feira, dia 08 de agosto de 2024, o deputado Aureo Ribeiro, do Solidariedade-RJ, apresentou o Projeto de Lei 1373/24, que propõe a disponibilização de equipamentos e materiais fora de atividade, porém em condições de uso, para serem utilizados em ações de combate e prevenção de desastres como incêndios e enchentes. A novidade é que a proposta também prevê a criação da Brigada Aérea Nacional contra Incêndio, que terá autorização para utilizar os equipamentos doados, incluindo aviões desativados da Força Aérea Brasileira (FAB) que ainda estão em condições operacionais.

De acordo com o deputado Aureo Ribeiro, o principal objetivo do projeto é evitar desperdícios e aproveitar melhor os recursos dos órgãos públicos. Ele destaca o exemplo dos aviões de transporte C-130 Hercules, da FAB, que embora estejam sendo substituídos pelo novo Embraer KC-390, ainda possuem capacidade operacional e equipamentos específicos para combate a incêndios, podendo ser utilizados pela futura brigada aérea contra incêndios.

“A autorização do uso de equipamentos e materiais na forma que se propõe evita desperdícios, bem como fortalece a capacidade de resposta em situações de crise”, afirmou Ribeiro. O PL 1373/24 agora será analisado pelas comissões de Administração e Serviço Público; Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; e Constituição e Justiça e de Cidadania, em um processo que poderá seguir em caráter conclusivo, com a aprovação necessária do Senado para que se torne lei.

Com essa iniciativa, o deputado Aureo Ribeiro busca garantir uma melhor utilização dos recursos públicos, preparando o país para lidar de forma mais eficiente com situações de emergência e desastres naturais. A proposta representa um avanço na gestão dos equipamentos disponíveis e uma maneira de reforçar a capacidade de resposta do Estado diante de crises e eventos adversos que possam ocorrer no futuro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo