Projeção no Congresso Nacional marca o Dia Nacional da Doença de Huntington, em campanha de conscientização e apoio às pessoas afetadas.

Nesta sexta-feira (27), o prédio do Congresso Nacional será palco de projeções de frases e imagens em comemoração ao Dia Nacional da Doença de Huntington. A iniciativa, que ocorrerá das 19 às 22 horas, visa conscientizar a população sobre essa condição devastadora que causa a morte das células cerebrais.

O Dia Nacional da Doença de Huntington foi estabelecido em 1997, com a criação da Associação Brasil Huntington (ABH), responsável por promover campanhas de conscientização sobre a doença. O deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO) solicitou a iluminação do prédio do Congresso Nacional em apoio a essa causa.

No ano passado, uma proposta foi aprovada para incluir a data no calendário oficial do país, reforçando o compromisso com a sensibilização e a divulgação de informações sobre a Doença de Huntington. Os objetivos das ações relacionadas a esse dia incluem estimular a pesquisa e a disseminação dos avanços científicos, apoiar atividades da sociedade civil em benefício dos pacientes, promover a conscientização e promover debates sobre políticas públicas de atenção integral às pessoas afetadas por essa condição.

Em termos médicos, a Doença de Huntington é uma condição hereditária, neurodegenerativa, progressiva e grave, que afeta as habilidades motoras por meio de movimentos involuntários. Embora não tenha cura, os sintomas podem ser amenizados com o uso de medicamentos adequados.

Diante desse cenário, a iluminação do Congresso Nacional e as ações em torno do Dia Nacional da Doença de Huntington representam um importante passo na conscientização e no apoio às pessoas afetadas por essa doença rara e debilitante. A esperança é que, por meio dessas iniciativas, mais informações sejam disseminadas e mais recursos sejam destinados à pesquisa e ao tratamento dessa condição complexa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo