Os temas dos projetos abordam questões como inclusão, combate ao bullying, melhoria na infraestrutura escolar, mudanças no currículo e ações para prevenção de enchentes e emergências climáticas, entre outros temas relevantes.
Os projetos selecionados para esta edição incluem iniciativas como o “Projeto novo ar, nova energia”, do estudante Alefe Bispo Café, de Salvador (BA), que propõe a instalação de ar condicionado em todas as escolas públicas do país, utilizando energia solar. Além disso, o “Projeto escola para todos”, de Francisco Cordeiro Ribeiro, de Ibirité (MG), sugere melhorias para estudantes com surdez e transtorno do espectro autista, como sirenes com som mais brando e luzes de cores diferentes nas escolas.
A dinâmica dos trabalhos terá início na quinta-feira (31) com a discussão dos projetos nas comissões, seguida pela Sessão Mirim na sexta-feira (1), no Plenário Ulysses Guimarães. Durante a sessão, os estudantes terão a oportunidade de votar nos projetos, sendo um de forma simbólica, outro de forma nominal e um terceiro com pedido de verificação de votação.
Para que mais pessoas possam acompanhar as atividades, as reuniões de comissão e a Sessão Mirim serão transmitidas pelo YouTube, nos canais do Plenarinho e da Câmara dos Deputados. A mobilização nacional inclui a participação de estudantes de diversas instituições de ensino de todo o país.
O Câmara Mirim, em sua 19ª edição, é promovido pelo Plenarinho, programa de relacionamento da Câmara dos Deputados com o público infantojuvenil. A iniciativa visa promover a participação cidadã e educar os jovens sobre o funcionamento do poder legislativo.