CPI das Pirâmides Financeiras realizará audiência para ouvir representantes de empresas de criptomoedas

A CPI das Pirâmides Financeiras realizará uma audiência pública nesta terça-feira (26) com o objetivo de ouvir representantes de diversas empresas envolvidas na administração de criptomoedas. O evento está agendado para as 14h30 no plenário 9.

Um dos requerimentos para a realização da audiência foi feito pelo deputado Caio Vianna (PSD-RJ), que indicou a convocação do presidente da Grow Up Club, Gleidson Costa. O parlamentar deseja que Costa explique a promessa de rendimentos acima do mercado feita pela empresa, apesar dos atrasos no pagamento aos clientes desde o ano passado sob a justificativa de “problemas operacionais”. Segundo Vianna, é importante ouvir o presidente da Grow Up Club, considerando a possibilidade de a empresa ser mais um caso de pirâmide financeira.

Outra convocação foi proposta pelo deputado Luciano Vieira (PL-RJ), que sugere a presença de representantes da RCX Group Investimentos e Participação. Essa empresa de tecnologia atua em várias áreas, incluindo a gestão de ativos intangíveis não-financeiros. Segundo Vieira, a partir de 2022, todos os clientes da RCX enfrentaram problemas com a empresa, que deixou de efetuar os pagamentos previstos contratualmente, não justificou o inadimplemento e ainda impede que os clientes reaveram seus investimentos. Na opinião do deputado, essas ações caracterizam a criação de uma pirâmide financeira.

A CPI das Pirâmides Financeiras foi instaurada com o objetivo de investigar casos de relevante interesse público e constitucional, além de investigar aspectos legais, econômicos e sociais do país. A comissão possui poderes de investigação equiparados às autoridades judiciais e pode ser criada no âmbito do Congresso Nacional com base em requerimento de pelo menos um terço dos parlamentares.

A audiência pública desta terça-feira é uma oportunidade para que os representantes das empresas convidadas pela CPI possam prestar esclarecimentos sobre suas práticas e responder às perguntas dos parlamentares. O objetivo é investigar as possíveis irregularidades e punir os responsáveis, visando a proteção dos investidores e a garantia da ordem econômica e social do país.

Esse é mais um passo importante no processo de investigação das pirâmides financeiras e no combate a fraudes cometidas no mercado de criptomoedas. A atuação da CPI é fundamental para proporcionar transparência e segurança aos investidores, além de punir os envolvidos em esquemas fraudulentos. A expectativa é de que essa audiência pública traga à tona informações relevantes e contribua para o avanço das investigações. A população aguarda ansiosamente pelos resultados dos trabalhos da CPI e pela punição dos responsáveis por esses golpes financeiros.

(Fonte: não citada).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo