A diretora da Rádio Câmara, Ana Raquel Macedo, destacou que antes dessa inovação, a instituição só conseguia utilizar conteúdos de terceiros por meio de convênios com outras entidades. Com o novo modelo, é possível formalizar contratos também com pessoas físicas, ampliando as possibilidades de parcerias.
Ana Raquel ressaltou que essa nova abordagem visa manter os princípios da administração pública, como impessoalidade e isonomia, ao mesmo tempo em que facilita a seleção e veiculação de novos conteúdos. Ela mencionou o caso do programa Roda de Choro, que teve que ser retirado do ar em 2022 devido à perda de vínculo do produtor independente com a instituição parceira da Câmara.
A diretora de conteúdo da Diretoria Executiva de Comunicação e Mídias Digitais, Daniela André, salientou a importância da iniciativa não apenas para os produtores de conteúdo, mas também para a diversificação e ampliação das vozes na programação da Câmara. Ela ressaltou a necessidade de ouvir a sociedade e agregar outros olhares, incluindo perspectivas regionais, enriquecendo assim a produção de conteúdo.
O Secretário de Comunicação Social da Câmara, deputado Jilmar Tatto, enfatizou a relevância do edital lançado, que possibilita a divulgação e valorização de produtores, artistas e criadores de conteúdo, garantindo a qualidade e a diversidade dos conteúdos veiculados pela Rede de Comunicação da Câmara dos Deputados.
Além disso, foi ressaltado que a TV Câmara atinge mais de 126 milhões de habitantes e está presente em 1.600 municípios, enquanto a Rádio Câmara alcança mais de 14 milhões de brasileiros e é veiculada em outras 1.400 emissoras parceiras por meio da Radioagência.
O Comitê Curador Permanente de Programação, composto por cinco servidores da Comunicação da Câmara, agora será responsável por selecionar conteúdos que sigam critérios de adequação aos veículos da Casa e abordem temas de interesse público e social, evitando conteúdos discriminatórios, violentos e de cunho ilegal.
Os interessados em participar deste processo podem obter mais informações por meio da página da Secretaria de Comunicação Social da Câmara ou acessando diretamente o formulário disponível online. Essa iniciativa demonstra o comprometimento da Câmara dos Deputados em promover a diversidade, qualidade e relevância dos conteúdos veiculados em seus veículos de comunicação.