Câmara dos Deputados discute valorização dos pós-graduandos e sua contribuição para a ciência brasileira

Nesta quinta-feira (14), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promoverá um debate para discutir a situação dos pós-graduandos no Brasil. O objetivo é reunir elementos e criar condições para valorizar a produção científica no país. O requerimento para a realização do debate foi feito pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).

De acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 90% da ciência nacional é produzida pelos pós-graduandos. No entanto, esses pesquisadores não são devidamente valorizados, não possuindo direitos trabalhistas básicos, como férias, 13° salário, direito a afastamento por doenças, ou a possibilidade de contabilizar o tempo de estudo como tempo previdenciário.

A falta de acesso a benefícios como assistência estudantil nas universidades também é apontada pela deputada Alice Portugal como um fator que contribui para a evasão na pós-graduação brasileira. Ela ressalta que, ao garantir esses direitos, seria possível diminuir esse problema crescente.

O debate, que ocorrerá às 9 horas, no plenário 10, tem como objetivo trazer à tona a importância e as dificuldades enfrentadas pelos pós-graduandos no país. Com isso, espera-se que seja possível buscar soluções para valorizar esses pesquisadores e incentivar a produção científica no Brasil.

Essa discussão é de extrema relevância, uma vez que a ciência nacional depende, em grande medida, do trabalho desses profissionais. Portanto, é necessário que sejam criadas condições adequadas para que eles possam desenvolver suas pesquisas de forma eficiente e com reconhecimento de todos os seus esforços.

A valorização dos pós-graduandos é uma questão que deve ser debatida e encarada como prioritária. Afinal, são eles que contribuem significativamente para o avanço científico e tecnológico do país. É fundamental que sejam assegurados direitos básicos a esses pesquisadores, além de garantir um ambiente propício para que possam realizar suas atividades acadêmicas.

Espera-se que o debate promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados resulte em propostas concretas para melhorar a situação dos pós-graduandos no Brasil. Dessa forma, será possível fortalecer a pesquisa científica no país e impulsionar o desenvolvimento nacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo