Segundo Ferreira, a alfabetização da população brasileira representa um grande problema, uma vez que ainda há muitos brasileiros incapazes de ler e escrever corretamente, o que compromete o desenvolvimento do país. Ele ressalta a importância de encontrar soluções eficazes para essa questão, que persiste apesar dos esforços realizados ao longo dos anos.
Dados do Progress in International Reading Literacy Study (Pirls) revelam que, em 2021, o Brasil ficou atrás de diversos países, incluindo Azerbaijão e Uzbequistão. Países como Singapura, Irlanda e Hong Kong se destacaram pelos melhores desempenhos em alfabetização, enquanto o Brasil foi classificado à frente apenas de países como Jordânia, Egito, Marrocos e África do Sul.
O deputado também fez menção ao desempenho do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2022, destacando uma pontuação média de 379 pontos em matemática, inferior à média de países como Chile, Uruguai e Peru. Ele atribui esses resultados, em parte, aos impactos da pandemia de Covid-19 e ao fechamento temporário das escolas.
Diante desse cenário preocupante, é fundamental que o país adote medidas eficazes para promover a alfabetização e melhorar o desempenho educacional de sua população. A discussão na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados se mostra relevante para buscar soluções que possam contribuir para o avanço do sistema educacional no Brasil.