Brasil fica atrás de apenas quatro países em avaliação internacional de alfabetização, aponta pesquisa do PIRLS

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados está realizando uma audiência pública para discutir os desafios da alfabetização no Brasil. O debate foi solicitado pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e teve início às 16 horas de hoje, em local ainda a ser definido.

O deputado destacou a importância do tema, citando dados preocupantes sobre o desempenho de estudantes brasileiros em uma avaliação internacional de alfabetização realizada em 2021. De acordo com o PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study), o Brasil ficou à frente de apenas quatro países em um ranking de 65 nações e regiões avaliadas.

A pesquisa, conduzida pela IEA (International Association for the Evaluation of Educational Achievement), apontou que os alunos brasileiros alcançaram uma média de 419 pontos, posicionando o país em uma situação preocupante em relação a nações como Singapura, Irlanda e Hong Kong, que apresentaram os melhores desempenhos.

A amostra utilizada na avaliação incluiu 4.941 estudantes do 4º ano do ensino fundamental, sendo que os impactos da pandemia de Covid-19 e o fechamento das escolas tiveram influência nos resultados obtidos. A pontuação média colocou o Brasil em um nível baixo de proficiência de acordo com o PIRLS.

O deputado Nikolas Ferreira ressaltou a necessidade de priorizar a educação básica e, em especial, a alfabetização das crianças. Ele destacou que a Comissão de Educação dará atenção especial a esses temas ao longo deste ano.

A audiência pública tem importante papel na discussão e no enfrentamento dos desafios da alfabetização no Brasil, sendo um passo fundamental para a melhoria da educação no país.

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