Audiência pública discute políticas de prevenção à trombose venosa profunda e embolia pulmonar para evitar riscos à saúde cardiovascular.

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados está promovendo uma audiência pública para discutir ações e políticas públicas relacionadas à trombose venosa profunda (TVP) e embolia pulmonar (EP), que são as principais causas de mortalidade por doenças cardiovasculares. O debate está marcado para esta quarta-feira (14), às 10 horas, no plenário 7.

As varizes nas pernas têm sido um alerta para a possibilidade de evolução para a trombose, que é caracterizada pela formação de coágulos sanguíneos nas veias profundas, principalmente nas pernas. Esses coágulos podem obstruir o fluxo sanguíneo, causando sintomas como dor, inchaço e vermelhidão na região afetada. Segundo o deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO), o risco associado à TVP é a possibilidade de o coágulo se desprender e migrar para os pulmões, causando uma embolia pulmonar.

Dr. Zacharias Calil, que solicitou a realização do debate, enfatiza a importância de promover uma discussão ampla e abrangente sobre a prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e acompanhamento dos pacientes com TVP e EP. Além disso, ele destaca a necessidade de conscientizar a população, capacitar os profissionais de saúde e garantir o acesso a medicamentos e tratamentos adequados.

A TVP afeta cerca de 1 a 2 em cada 1.000 pessoas a cada ano, enquanto a EP é responsável por aproximadamente 10% das mortes hospitalares nos Estados Unidos.

A audiência pública contará com a presença de especialistas, profissionais de saúde, representantes de associações médicas e pacientes, que irão contribuir para o debate e troca de informações sobre essas condições de saúde.

A discussão também abordará a lista de convidados para o debate, que está disponível para consulta no site da Câmara dos Deputados. É fundamental que a população, os profissionais de saúde e os interessados no assunto acompanhem e participem desse importante evento, que visa fortalecer as políticas públicas e ações de enfrentamento da TVP e EP.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo