Repórter São Paulo – SP – Brasil

Aprovado projeto de resolução que cria frente parlamentar para impulsionar a indústria farmacêutica e produção de insumos no Brasil

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT) aprovou nesta quarta-feira (DD/MM/AAAA), o projeto de resolução PRS 69/2023, de autoria do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), que tem como objetivo instituir a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Indústria Farmacêutica e a Produção de Insumos Farmacêuticos Ativos no Brasil. A iniciativa conta com o apoio do relator, senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que ressaltou a importância da Frente para promover o avanço do setor farmacêutico nacional.

De acordo com o senador Izalci Lucas, a criação da Frente Parlamentar busca promover a integração de diversos atores, como empresas, instituições de pesquisa, universidades, governo e sociedade civil, no intuito de impulsionar o desenvolvimento da indústria farmacêutica e a produção de insumos farmacêuticos ativos no país. Segundo ele, essa integração permitirá a construção de políticas públicas mais eficientes e direcionadas para o setor, além de fortalecer a pesquisa e a inovação no país.

A indústria farmacêutica é de extrema importância para um país, não apenas por fornecer medicamentos essenciais à população, mas também por impulsionar a economia nacional. Com a criação da Frente Parlamentar, espera-se que haja um maior incentivo ao desenvolvimento do setor, promovendo a geração de empregos e o aumento da competitividade no mercado internacional.

Além disso, a produção de insumos farmacêuticos ativos no Brasil é um passo importante para a autonomia e a segurança do país em relação à oferta de medicamentos. Atualmente, o Brasil depende de insumos importados, o que acarreta em vulnerabilidades e instabilidades no abastecimento. Com a produção nacional desses insumos, será possível garantir o acesso da população aos medicamentos de forma mais rápida e segura.

Segundo o senador Izalci Lucas, a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Indústria Farmacêutica e a Produção de Insumos Farmacêuticos Ativos no Brasil contará com a participação de representantes de diversos setores e terá como objetivo principal a elaboração de propostas e medidas que possibilitem o crescimento sustentável do setor. A expectativa é que, com o trabalho conjunto, seja possível criar um ambiente mais favorável para as empresas farmacêuticas nacionais, instigar a pesquisa e a inovação, e proporcionar um acesso mais fácil e seguro aos medicamentos para toda a população brasileira.

A aprovação do projeto pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT) é um importante passo para a criação da Frente Parlamentar. Agora, o texto seguirá para análise em outras comissões e, se aprovado, será implementado como uma importante iniciativa em prol do desenvolvimento da indústria farmacêutica e da produção de insumos farmacêuticos ativos no Brasil.

Exit mobile version