Cedes promove audiência pública para embasar estudo sobre inteligência artificial

No dia 04 de dezembro de 2023, a Câmara dos Deputados anunciou a realização de uma audiência pública para discutir o tema “Automação e Reflexos na Empregabilidade”. O evento será promovido pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) e está agendado para a quinta-feira, 7 de dezembro, às 10 horas, no plenário 4.

O objetivo da audiência é embasar o estudo sobre inteligência artificial, automação do trabalho e empregabilidade, que será relatado pelo deputado Helio Lopes (PL-RJ). O deputado ressaltou que a intenção é avaliar a complexidade das inteligências artificiais como tecnologia inovadora no mercado de trabalho, analisar os possíveis impactos nos grandes segmentos do mercado de trabalho, as alterações no status social e remuneratório das profissões e os desafios da qualificação profissional no ambiente das inteligências artificiais.

Além disso, o Cedes foi apresentado como um órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados dedicado à análise e discussão de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do Brasil. Desde sua instalação em 2003, o centro já publicou 27 estudos, muitos dos quais já foram transformados em lei ou incorporados pelos governantes. O colegiado é composto por 23 parlamentares e presidido pelo deputado Da Vitoria (PP-ES).

A audiência pública promovida pelo Cedes demonstra o compromisso da Câmara dos Deputados em debater temas relevantes e inovadores que impactam diretamente a sociedade e o mercado de trabalho. A inteligência artificial e a automação têm sido temas de grande relevância, pois representam avanços tecnológicos que podem alterar significativamente a dinâmica laboral e a empregabilidade.

As discussões realizadas no evento certamente fornecerão subsídios importantes para a compreensão dessas transformações e para a formulação de políticas públicas que sejam capazes de promover a adaptação da mão de obra e a preservação dos direitos trabalhistas em um ambiente cada vez mais voltado para a automação e a digitalização das atividades laborais. O estudo e o debate são passos fundamentais para garantir que a inteligência artificial e a automação sejam desenvolvidas e aplicadas de maneira responsável e sustentável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo