Localizada no interior de Alagoas, às margens do rio São Francisco, a Ilha do Ferro abriga uma comunidade de aproximadamente 500 habitantes que encontraram no artesanato a sua principal fonte de sustento. O documentário retrata como esses moradores conseguiram transformar suas realidades a partir da produção de arte a partir de galhos e troncos de madeira.
O presidente da Associação Ilha das Artes, Yang da Paz, compartilha um pouco da história da comunidade no documentário, destacando como a atividade artesanal mudou não apenas a economia local, mas também as perspectivas de vida dos habitantes da Ilha do Ferro. A partir do trabalho desenvolvido com o Sebrae, a comunidade também se engajou no reflorestamento da região, visando garantir a sustentabilidade das práticas artesanais para as futuras gerações.
Além de “Ilha do Ferro”, a série de documentários da TV Câmara também irá explorar outras comunidades em diferentes regiões do país, como a produção da tradicional bala artesanal de banana no litoral do Paraná e a revolução pela agrofloresta na produção de cacau em plena Floresta Amazônica. Com uma abordagem sensível e inspiradora, os documentários têm o objetivo de valorizar o empreendedorismo local e as práticas sustentáveis que estão transformando realidades em todo o Brasil.
Os episódios serão exibidos a cada 15 dias pela TV Câmara e também estarão disponíveis no canal do YouTube da emissora a partir do dia 31 de outubro. Não perca a oportunidade de conhecer histórias incríveis de superação e transformação através do documentário “Ilha do Ferro, a arte do imaginário” e das próximas produções que integram essa emocionante série.