Projeto de Lei propõe tornar avaliações educacionais em política de Estado: “É necessário aperfeiçoar as avaliações da educação básica”, afirma autora.

No dia 20 de setembro de 2024, a deputada Adriana Ventura, do partido Novo-SP, juntamente com o deputado Mendonça Filho, da União-PE, apresentaram o Projeto de Lei 1524/24 à Câmara dos Deputados, que institui a Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica. O objetivo principal desta proposta é tornar os exames educacionais uma política de Estado, aferindo as competências e habilidades dos estudantes, verificando a qualidade da educação básica, oferecendo subsídios para o monitoramento e aprimoramento das políticas educacionais, além de promover a progressão do sistema de ensino.

O projeto estabelece que a política nacional irá compilar anualmente os resultados de três avaliações já existentes na educação básica: o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estes dados serão tornados públicos, permitindo análises comparativas entre os entes federativos e unidades de ensino, seguindo as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

A deputada Ventura ressalta a importância de aprimorar as avaliações da educação básica e transformá-las em políticas de Estado, visando o constante aprimoramento do sistema educacional. O projeto agora seguirá em tramitação nas comissões de Educação, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. Para entrar em vigor, o texto precisa ser aprovado tanto pela Câmara dos Deputados, quanto pelo Senado Federal.

A proposta representa um avanço significativo na área da educação, buscando garantir maior transparência e qualidade nos processos de avaliação. A implementação da Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica é fundamental para o desenvolvimento e melhoria contínua do sistema educacional brasileiro.

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