Comissão aprova projeto que desvincula multas de trânsito do veículo, iniciativa segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça

Na última quinta-feira, 15 de agosto de 2024, a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados votou e aprovou o Projeto de Lei 5733/23 que desvincula multas de trânsito do veículo. A proposta, apresentada pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), traz importantes mudanças nas penalidades de trânsito, visando a justiça e a eficácia na aplicação das medidas.

De acordo com o texto aprovado, as multas acumuladas serão desvinculadas em casos específicos, como quando o veículo pertence a locadoras, quando a infração é cometida por embarcador ou transportador que não seja o proprietário do veículo, e em situações de transferência decorrente de apreensão, confisco por decisão judicial, leilão após recolhimento a depósito ou doação à administração pública.

O relator do projeto, Hugo Leal, fez duas alterações relevantes no texto original. A primeira delas diz respeito à retirada da proibição para o motorista devedor obter, renovar ou mudar de categoria de habilitação. Segundo Leal, essa penalidade ultrapassava os limites da legislação de trânsito sem justificativa plausível. Outra mudança sugeria exclui a previsão de retorno da infração à locadora se ela locar outro veículo para um condutor inadimplente.

A proposta seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo, antes de ser encaminhada para votação no Senado. Para entrar em vigor como lei, o projeto também precisa ser aprovado pela Casa.

A medida trazida pelo PL 5733/23 é vista como um avanço na legislação de trânsito, buscando mais equidade e eficácia nas penalidades aplicadas aos condutores. A expectativa é que a proposta traga benefícios tanto para os cidadãos quanto para as empresas do setor de transporte e locação de veículos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo