Câmara dos Deputados lança concurso “Pelo Fim da Violência contra a Mulher” para premiar obras audiovisuais sobre diferentes tipos de violência.

A Câmara dos Deputados lançou o edital do concurso “Pelo Fim da Violência contra a Mulher” que premiará cinco obras audiovisuais produzidas a partir de 2019, abordando diferentes formas de violência contra as mulheres. Entre os temas contemplados estão a violência doméstica, política, sexual, patrimonial, moral, obstétrica e psicológica. Cada obra selecionada receberá um prêmio de R$ 10 mil pelo licenciamento de exibição por dois anos.

O concurso aceitará obras com duração entre 10 e 30 minutos, sendo selecionado um projeto de cada região do país. Além da veiculação na TV Câmara e em outras plataformas oficiais de comunicação da Casa, os filmes poderão ser utilizados em atividades institucionais e educativas promovidas pela Secretaria da Mulher por 24 meses.

As inscrições estão abertas e poderão ser feitas por meio de um formulário online até o dia 4 de outubro de 2024. Uma comissão julgadora composta por cinco servidoras das secretarias da Mulher e de Comunicação da Câmara será responsável pela seleção dos projetos.

O concurso teve início em 2012 por iniciativa da Secretaria da Mulher da Câmara, e a 9ª edição retoma a parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Casa, por meio da TV Câmara, como em sua primeira edição. Inicialmente inspirado na Lei Maria da Penha, o concurso foi modificado este ano para abranger um escopo mais amplo.

Segundo a deputada Benedita da Silva, coordenadora-geral dos Direitos da Mulher da Secretaria da Mulher, o concurso é uma forma de estimular o debate sobre a violência contra a mulher em diferentes comunidades e grupos sociais. Dados recentes mostram que uma mulher é assassinada a cada 1h30 no país devido à violência doméstica, além dos 50 mil casos de estupro registrados anualmente.

O secretário de Comunicação Social da Câmara, deputado Jilmar Tatto, ressaltou a importância do projeto para promover políticas de prevenção à violência contra a mulher. Ele destacou a satisfação em liderar essa iniciativa que coloca em pauta um tema que por anos foi tratado de forma privada, estimulando reflexões sobre mudanças sociais e culturais.

Para mais informações sobre o concurso, os interessados podem acessar a página da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo