Repórter São Paulo – SP – Brasil

Comissão de Meio Ambiente discute projetos para avaliação anual de planos ambientais e criação de Cadastro Nacional de Animais Domésticos.

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal terá uma importante reunião na próxima quarta-feira (30), às 9h, com quatro itens em pauta para votação. Um dos principais temas em discussão é o projeto de lei de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que propõe a avaliação anual dos planos ambientais de mudanças climáticas e controle do desmatamento.

O PL 4.816/2019 exige a publicação de relatórios anuais e avaliações a cada cinco anos do Plano Nacional sobre Mudança do Clima, assim como dos planos de ação para prevenção e controle do desmatamento nos biomas Amazônia, Cerrado e Caatinga. O objetivo da proposta é garantir transparência nas ações, permitindo um melhor acompanhamento pela sociedade e fortalecendo o papel fiscalizador do Legislativo. O senador Otto Alencar (PSD-BA) é o relator da matéria.

Além disso, outro assunto em destaque na pauta da CMA é o projeto de lei que autoriza a criação do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (PL 2.230/2022). A proposta visa aprimorar a segurança na compra e venda de animais de estimação, facilitar o combate às zoonoses, maus-tratos e ao abandono. A relatoria desse projeto está sob responsabilidade do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR).

Outro tema relevante que poderá ser votado durante a reunião é o PL 1.990/2024, que institui a Política Nacional para a Recuperação da Vegetação da Caatinga. A iniciativa tem como objetivo recuperar áreas desmatadas, aumentar a produção de alimentos de forma sustentável e promover a bioeconomia na região. A senadora Teresa Leitão (PT-PE) é a relatora dessa matéria.

A reunião ocorrerá na sala 15 da Ala Alexandre Costa e será presidida pela senadora Leila Barros (PDT-DF). Todos esses temas são de extrema relevância para a preservação do meio ambiente e a promoção da biodiversidade em nosso país. O debate dessas propostas mostra o comprometimento do Senado em buscar soluções para questões ambientais tão urgentes e essenciais.

Sair da versão mobile