Repórter São Paulo – SP – Brasil

Governo federal estende isenção do imposto de importação para medicamentos em medida provisória publicada no Diário Oficial da União

O governo federal anunciou na noite desta sexta-feira (25) a prorrogação da isenção do imposto de importação para medicamentos por meio de uma medida provisória publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Essa redução a zero da alíquota do tributo é válida para a compra de medicamentos por pessoa física até o limite de US$ 10 mil ou equivalente em outra moeda.

Segundo a assessoria da Presidência da República, a edição da MP é justificada como uma medida fundamental para garantir o direito social à saúde. A incidência do Imposto de Importação poderia dificultar a aquisição de medicamentos essenciais à sobrevivência, tornando o ambiente mais justo e transparente.

A medida provisória estabelece que as empresas que realizam remessas internacionais por meio do Regime de Tributação Simplificada (RTS) agora devem fornecer informações detalhadas sobre as mercadorias antes da chegada dos insumos ao país, recolher os tributos devidos e cumprir outros requisitos determinados pela Receita Federal. Isso visa agilizar o processo de importação, reduzindo a burocracia e os custos envolvidos.

Essa nova MP substitui um texto anterior, de junho, que expirou justamente nesta sexta-feira. Antes, as alíquotas tributárias aplicadas aos medicamentos variavam de 20% a 60% sobre o preço dos produtos.

Com essa medida, o governo busca facilitar o acesso da população a medicamentos essenciais, garantindo mais transparência e eficiência no processo de importação. Essa ação demonstra o compromisso do Estado em assegurar o direito à saúde dos cidadãos brasileiros.

Sair da versão mobile