Projeto de Lei propõe programa de turismo educacional para alunos da rede pública visando enriquecer a formação e promover a democratização do acesso.

Na última quinta-feira, dia 24 de outubro de 2024, o deputado Pastor Gil (PL-MA) apresentou o Projeto de Lei 2849/24 na Câmara dos Deputados, que propõe a instituição de um programa de turismo educacional no Brasil. A ideia é proporcionar experiências educativas para estudantes do ensino público fundamental e médio, por meio de visitas monitoradas a locais de relevância histórica, turística, paisagística e ambiental em todo o território nacional.

Segundo o deputado, a medida visa suprir uma lacuna no sistema educacional brasileiro, proporcionando aos alunos a oportunidade de vivenciar na prática o conteúdo aprendido em sala de aula. Além disso, o programa busca democratizar o acesso a esses espaços, especialmente para estudantes que muitas vezes não têm recursos para participar desse tipo de atividade extracurricular.

O PL estabelece diretrizes claras para o programa de turismo educacional, como o acesso dos estudantes ao acervo cultural, artístico e turístico, a valorização do patrimônio histórico e ambiental, a democratização das informações culturais e o estímulo ao desenvolvimento de uma consciência crítica e cidadã.

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Turismo, Educação, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, o projeto precisa ser aprovado tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado.

Caso aprovado, o programa de turismo educacional representará um avanço significativo na forma como os alunos brasileiros interagem com a educação fora do ambiente escolar. A oportunidade de vivenciar a história, cultura e natureza do país de forma prática e integrada certamente contribuirá para a formação de cidadãos mais conscientes e críticos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo