PL pretende conceder desconto gradual no saldo devedor do Fies a servidores públicos, com reunião marcada para análise.

Projeto de lei que visa beneficiar servidores públicos com desconto gradual no saldo devedor do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) será discutido na próxima terça-feira (15) durante reunião da Comissão de Educação (CE) do Senado. O PL 1.124/2024, apresentado pelo senador Izalci Lucas (PL-DF), propõe um abatimento mensal de 1% da dívida até atingir o limite de 50% de desconto, incluindo os juros, para aqueles que financiaram sua graduação com o fundo.

O Fies, programa do governo federal que facilita o pagamento das mensalidades de estudantes do ensino superior privado, atualmente contempla apenas professores da rede pública, médicos do SUS e das Forças Armadas que atuam em áreas prioritárias. Com a possível alteração na legislação, os servidores públicos também poderão se beneficiar com os descontos gradualmente, sendo o primeiro abatimento concedido após um ano de serviço.

Outro tema em destaque na pauta da CE é o Projeto de Lei do Senado (PLS) 49/2015, que propõe a instituição da Política Nacional do Livro e a regulação de preços. Conhecido como “Lei do Preço de Capa”, a proposta busca garantir que autores e editores estabeleçam um preço de capa para os livros, com descontos limitados a 10% durante um ano após o lançamento.

Além disso, o PL 2.335/2022, que prevê a inclusão de mensagens de advertência sobre os malefícios do consumo de drogas nos livros didáticos distribuídos para as redes de educação básica, também estará em discussão. A proposta visa ampliar a prevenção ao uso indevido de substâncias e fortalecer a política antidrogas no país.

Outras matérias que constam na pauta da CE incluem a criação do Dia Nacional do Nordestino, o título de capital nacional do capim dourado para o município de Mateiros (TO) e mudanças nos critérios de isenção da taxa de inscrição do Enem. Esses temas, juntamente com os projetos em discussão, evidenciam a diversidade de assuntos em pauta no Senado para promover melhorias e avanços em diversas áreas da sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo