Projeto de Lei garante acesso de garis a banheiros públicos e de empresas para maior dignidade no trabalho ao ar livre.

Na tarde do dia 01 de outubro de 2024, o deputado Gilberto Abramo, do partido Republicano de Minas Gerais, se destacou ao apresentar o Projeto de Lei 2351/24 na Câmara dos Deputados. O objetivo da proposta é assegurar o acesso de garis e de outros trabalhadores que exercem suas funções ao ar livre a banheiros de órgãos públicos e de empresas, criando o Programa Trabalhador Cidadão.

De acordo com o texto do projeto, os trabalhadores terão acesso a banheiros de estabelecimentos comerciais que estejam em funcionamento e localizados ao longo do percurso realizado durante a jornada de trabalho, bem como a órgãos públicos durante o expediente ou, mediante identificação e acompanhamento, em outros períodos. O deputado justifica a importância da proposta ressaltando a necessidade de garantir condições mínimas de dignidade e saúde para esses profissionais, que muitas vezes enfrentam a falta de locais apropriados para realizar suas necessidades fisiológicas durante o trabalho.

Os próximos passos para aprovação do projeto incluem a análise pelas comissões de Trabalho e de Constituição e Justiça e de Cidadania, seguindo o rito de tramitação que dispensa a deliberação do Plenário, mas que ainda requer a aprovação tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado para se tornar lei.

A iniciativa de Gilberto Abramo visa promover a melhoria das condições de trabalho para os profissionais que desempenham suas funções ao ar livre, garantindo-lhes o direito básico de acesso a banheiros adequados. A proposta reforça a preocupação com a dignidade e o bem-estar desses trabalhadores, evidenciando a busca por políticas que promovam a cidadania e o respeito aos direitos laborais essenciais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo