Repórter São Paulo – SP – Brasil

Entrega dos kits de leitura em Ribeirão Pires incentiva estudantes a praticar o hábito da leitura nas escolas municipais.

Nesta quinta-feira (26), a cidade de Ribeirão Pires deu início à distribuição dos kits do projeto Ler e Reler, que tem como objetivo principal incentivar os estudantes da rede municipal a praticarem a leitura de livros. A entrega dos kits começou na Escola Municipal Prof. Sebastião Vayego de Carvalho, onde os alunos do 1º ao 5º ano receberam uma maleta contendo oito livros de estilos diferentes.

A proposta do projeto é criar e manter o hábito da leitura na rotina dos estudantes, proporcionando acesso a variadas formas de literatura. Segundo a orientadora pedagógica da rede municipal, Luzinaide Klen, os estudantes poderão levar os livros para casa e assim tornar a leitura um hábito diário. A qualidade dos livros e da maleta foi elogiada pela profissional, destacando que cada ano escolar tem acesso a publicações específicas.

Dentro dos kits, os estudantes encontrarão títulos como “As Peripécias da Senhora Adélia”, “O Menino Azarado”, “O cachorro que sabia falar” e “A conquista de um sonho”, entre outros. A distribuição dos kits continuará na próxima semana, com a previsão de mais unidades escolares receberem os materiais.

Vale ressaltar que no início de 2024, Ribeirão Pires foi premiada por ter um bom desempenho no Índice de Fluência Leitora, sendo reconhecida como um dos 60 melhores municípios do Estado de São Paulo nesse quesito. Na região do Grande ABC, a cidade se destaca por ter o melhor índice de alfabetização, atingindo 76% de crianças que conseguem ler e escrever aos sete anos de idade.

Com iniciativas como o projeto Ler e Reler, Ribeirão Pires reafirma seu compromisso com a educação e o estímulo à leitura entre os alunos da rede municipal, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Sair da versão mobile