Repórter São Paulo – SP – Brasil

Congresso Nacional é iluminado de azul em celebração ao Dia Marítimo Mundial e Internacional das Ataxias em Brasília

Nesta quarta-feira (25) e quinta-feira (26), o prédio do Congresso Nacional está iluminado de azul em comemoração ao Dia Marítimo Mundial e ao Dia Internacional das Ataxias. Essa iniciativa, que costuma ocorrer em ocasiões especiais, tem como objetivo destacar a importância de questões relacionadas à segurança e proteção da navegação marítima.

O Dia Marítimo Mundial é celebrado na última quinta-feira de setembro e conta com o apoio de 175 países-membros da Organização Marítima Internacional (IMO), bem como de diversas organizações intergovernamentais. A data destaca o papel crucial do transporte marítimo internacional no comércio global, conectando pessoas e comunidades ao redor do mundo. Nesse contexto, a segurança e eficiência desse setor são fundamentais para promover um crescimento econômico sustentável.

A solicitação da iluminação especial em azul foi feita pelo presidente da comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, deputado José Rocha (União-BA). Além disso, o Dia Internacional das Ataxias, celebrado em 25 de setembro, busca conscientizar a população sobre essa condição que afeta a coordenação motora, dificultando os movimentos voluntários.

A ataxia pode prejudicar diversos movimentos do corpo, como dedos, mãos, braços, pernas, olhos, equilíbrio, tônus muscular, deglutição e fala. Existem diferentes tipos de ataxia, sendo que o tratamento varia de acordo com a gravidade e o tipo da doença, podendo incluir medicamentos antiespasmódicos, relaxantes ou injeções de botox.

A iluminação especial em azul também foi solicitada pelo senador Humberto Costa (PT-PE). Através dessas iniciativas, o Congresso Nacional destaca a importância de temas relevantes para a sociedade, contribuindo para a conscientização e sensibilização sobre questões ligadas à segurança marítima e às ataxias.

Sair da versão mobile