Projeto de Lei propõe incluir gordofobia como crime de preconceito racial e é analisado na Câmara dos Deputados.

O deputado José Guimarães (PT-CE) apresentou um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados que visa incluir a gordofobia na lei que define os crimes resultantes de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional (Lei 7.716/89). Segundo Guimarães, a discriminação por excesso de peso é um preconceito enraizado na sociedade, alimentado por diversas instâncias como órgãos de saúde pública, campanhas publicitárias, programas de TV e filmes que muitas vezes ridicularizam pessoas acima do peso.

A proposta do deputado busca promover mudanças sociais significativas, uma vez que a gordofobia pode resultar em diversos tipos de discriminação, desde ofensas e ridicularização até falta de acessibilidade em ambientes médicos e educacionais, nos meios de transporte, nos relacionamentos interpessoais e na mídia. Guimarães ressalta que atitudes, comentários e piadas sobre a forma física de uma pessoa podem causar danos psicológicos graves, como depressão, ansiedade e até mesmo suicídio.

O PL prevê penas para quem praticar, induzir ou incitar a discriminação por gordofobia, com reclusão de um a três anos e multa. Além disso, aqueles que impedirem o acesso de alguém habilitado a cargos públicos, bem como negarem emprego em empresas privadas por discriminação em razão do peso corporal, também estarão sujeitos a penalidades. O projeto abrange diversas situações de discriminação por peso corporal, com punições que variam de dois a cinco anos de reclusão.

A proposta seguirá para análise nas comissões de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial; de Constituição e Justiça e de Cidadania; e posteriormente será votada no Plenário da Câmara dos Deputados. Para se tornar lei, o texto precisa ser aprovado tanto na Câmara quanto no Senado. A iniciativa do deputado Guimarães visa combater a gordofobia e promover a igualdade e o respeito a todas as formas e tamanhos corporais na sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo