Câmara dos Deputados conclui votação do projeto da desoneração da folha de pagamento com aprovação de emenda de redação

Na manhã desta quarta-feira, 12 de setembro de 2024, o Plenário da Câmara dos Deputados finalizou a votação do projeto que trata da transição da desoneração da folha de pagamento, o PL 1847/24. Após a votação da última emenda de redação, que obteve 231 votos a favor e 54 contra, o projeto segue agora para apreciação do presidente da República.

A emenda aprovada trata da apropriação dos depósitos judiciais e dos recursos esquecidos nos bancos pelo Tesouro Nacional. De acordo com o texto, os depósitos referentes às causas em que a União está envolvida continuarão registrados para os devidos fins, enquanto os valores esquecidos nos bancos poderão ser reclamados dentro de prazos definidos.

Segundo a emenda, os saldos não reclamados serão apropriados pelo Tesouro Nacional como receita primária e serão considerados para a verificação do cumprimento da meta de resultado primário. A deputada Adriana Ventura, do partido Novo-SP, tentou impedir a votação alegando que a emenda envolve valores significativos – R$ 8 bilhões no caso dos bancos e R$ 12 bilhões nos depósitos judiciais – e que tais recursos não deveriam ser utilizados.

Por outro lado, o deputado José Guimarães, relator do projeto e autor da emenda de redação, assegurou que não haverá prejuízo para os cidadãos. A discussão em torno do tema promete continuar e novas informações serão divulgadas em breve.

A reportagem a cargo de Silvia Mugnatto, com edição de Natalia Doederlein, acompanhará de perto os desdobramentos desse projeto crucial para a economia do país. Fique ligado para mais atualizações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo