Governo anuncia acordo para votar o fim gradual da desoneração da folha de pagamento no último dia de prazo parlamentar.

Na noite de 11 de setembro de 2024, o líder do governo, José Guimarães (PT-CE), fez um importante anúncio durante uma entrevista coletiva no Salão Verde. O tema em destaque era a votação do fim gradual da desoneração da folha de pagamento, pauta que estava em discussão sob o Projeto de Lei 1847/24. Este era o último dia para votar a proposta e, segundo Guimarães, o acordo alcançado garantiria a sanção presidencial ainda naquele dia.

Durante a entrevista, o líder explicou que a proposta receberia uma emenda redacional para atender sugestões do Banco Central e da Secretaria do Tesouro Nacional. Essa emenda teria a finalidade de incluir contas esquecidas e depósitos judiciais como parte do efeito contábil, mas sem afetar a receita primária do governo. Guimarães enfatizou que se tratava apenas de uma correção redacional, o que evitaria que a proposta retornasse ao Senado.

Além disso, ele destacou que, com o fim do esforço concentrado naquele dia, o Plenário só votaria os destaques da regulamentação da reforma tributária e a renegociação da dívida dos estados após as eleições. Guimarães comemorou o sucesso na votação das pautas previstas para o dia, ressaltando que a cota do governo estava cumprida integralmente.

A sessão ao vivo estava disponível para ser acompanhada pelo público interessado e mais informações sobre o desdobramento da votação seriam divulgadas em breve. A reportagem foi realizada por Francisco Brandão, com edição de Geórgia Moraes, e era aguardado um desenrolar rápido e eficiente dos próximos passos do processo legislativo em relação ao tema discutido. A expectativa era de que a votação se encerrasse de forma satisfatória, de acordo com as articulações feitas até então.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo