Ministra Marina Silva discute aumento de incêndios no Brasil em audiência na Câmara dos Deputados

Na manhã desta sexta-feira (06/09/2024), brigadistas e bombeiros foram acionados para combater um incêndio que atingiu uma área de cerrado em Brasília. A situação preocupante do aumento de incêndios no país tem chamado a atenção da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, que receberá na próxima terça-feira (10) a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, para prestar esclarecimentos.

Os deputados Nilto Tatto (PT-SP) e Rafael Prudente (MDB-DF) convidaram a ministra para falar sobre os recordes de focos de incêndio registrados este ano em regiões como a Amazônia, o Pantanal e o Sudeste, especialmente no interior de São Paulo. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram contabilizados 4.928 focos de queimadas em todo o país, com maior incidência nos biomas do Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica.

A situação se agravou nos últimos dias devido à densa nuvem de fumaça que tem prejudicado a qualidade do ar em várias partes do Brasil, incluindo o Distrito Federal. Rafael Prudente ressaltou a importância da presença da ministra para fornecer informações sobre as medidas adotadas pelo governo para combater os incêndios e os desafios para melhorar a política ambiental.

“O convite à ministra é essencial para aprimorar a comunicação e promover ações efetivas que alcancem as metas estabelecidas para o meio ambiente”, destacou Nilto Tatto. A audiência está marcada para ocorrer às 14 horas, no plenário 4 da Câmara dos Deputados. A expectativa é de que Marina Silva apresente planos concretos para lidar com a situação crítica dos incêndios no país.

A presença da ministra é aguardada com ansiedade pelos parlamentares e pela população, que esperam respostas claras e soluções eficazes para a grave questão ambiental que tem afetado o Brasil nos últimos tempos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo