Desastres naturais impulsionam debate sobre Política Nacional para Deslocados Internos: audiência promovida pela Comissão Mista Permanente nesta segunda-feira (2).

Desastres naturais têm sido responsáveis por deslocamentos internos no Brasil nos últimos anos, e a Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados (CMMIR) está atenta a essa questão. Na próxima segunda-feira (2), às 9 horas, será realizada uma audiência para debater a Política Nacional para Deslocados Internos, um tema solicitado pelo senador Paulo Paim (PT-RS).

Ao longo do tempo, os deslocamentos internos no país eram motivados principalmente por questões econômicas, mas as tragédias naturais, como rompimento de barragens, enchentes e secas, tem forçado cada vez mais pessoas a deixarem suas casas. O senador Paim destacou a recente catástrofe no Rio Grande do Sul como a maior da história do país, gerando deslocamentos em massa devido aos efeitos climáticos.

A audiência pública acontecerá no plenário 2 da Ala Senador Nilo Coelho, no Senado Federal, e contará com a participação de 12 titulares e 12 suplentes da CMMIR. A comissão é presidida pelo deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE), tendo o senador Paulo Paim como vice-presidente e a senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) como relatora.

A preocupação com os deslocados internos é uma pauta importante para a CMMIR, que busca debater e encontrar soluções para melhorar a situação dessas pessoas afetadas por desastres naturais. A atuação da comissão reflete o compromisso do legislativo em lidar com questões humanitárias e buscar medidas para garantir a segurança e a dignidade dos afetados.

A realização dessa audiência mostra a importância do tema e a necessidade de um olhar atento e dedicado para as questões relacionadas aos deslocados internos no Brasil. Ações efetivas e políticas públicas adequadas são essenciais para lidar com os impactos dos desastres naturais e garantir o apoio necessário às pessoas desabrigadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo