Projeto de Lei propõe plantio de árvore a cada nascimento na rede pública de saúde como forma de conscientização ecológica.

No dia 16 de agosto de 2024, o deputado Duda Ramos (MDB-RR) apresentou o Projeto de Lei 1890/24, que propõe o plantio de uma árvore para cada registro de nascimento de criança na rede pública de saúde dos municípios. A iniciativa, intitulada “Nasce uma criança, planta-se uma árvore”, tem como objetivo promover a consciência ecológica da população e incentivar a preservação do meio ambiente.

De acordo com a proposta, empresas, entidades da sociedade civil e pais das crianças poderão participar do programa, doando mudas de árvores e solicitando as plantas para serem cultivadas em áreas urbanas. Cada criança participante receberá o certificado “Criança Amiga da Natureza”, com informações sobre o plantio da árvore e o nome da espécie vegetal. Além disso, os municípios que aderirem à iniciativa serão reconhecidos como “Cidades Amigas da Natureza”.

O deputado Duda Ramos ressaltou que a proposta busca fomentar a educação ambiental e a preservação da natureza nos municípios brasileiros. Segundo ele, o projeto é uma medida simples que visa despertar a consciência ecológica da população e destacar questões relacionadas ao meio ambiente urbano.

Agora, a proposta seguirá para análise das comissões de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso seja aprovada nessas instâncias, o texto precisará passar pelo Senado para se tornar lei.

A iniciativa do deputado Duda Ramos é uma importante contribuição para a conscientização ambiental e a promoção da preservação do meio ambiente, destacando a importância da relação entre ser humano e natureza.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo