Repórter São Paulo – SP – Brasil

Governo lança programa para tornar cidades brasileiras mais verdes e resilientes em face das mudanças climáticas

Na última terça-feira (30), a Câmara dos Deputados sediou a 1ª Oficina de Construção Participativa de Implementação do Programa Cidades Verdes Resilientes, que contou com a presença de representantes do governo federal, organismos internacionais e da sociedade civil. Coordenado pelos ministérios do Meio Ambiente, das Cidades e de Ciência e Tecnologia, o programa lançado em junho tem como objetivo aumentar a capacidade de enfrentamento das mudanças climáticas nas cidades brasileiras.

Durante o evento, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ressaltou a importância da ciência e da participação social no programa, destacando a necessidade de pensar em soluções baseadas na natureza para transformar as práticas urbanas e criar novos paradigmas. Marina também alertou para a vulnerabilidade de 1.942 municípios brasileiros a eventos climáticos extremos, citando as tragédias de inundações no Rio Grande do Sul e a seca severa no Pantanal e na Amazônia.

O secretário de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério de Ciência e Tecnologia, Osvaldo Moraes, apontou as enchentes como as principais causas de desastres naturais no Brasil, mas ressaltou que o desafio das cidades está no enfrentamento das ondas de calor. Já o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Helder Merillo, destacou a presença da estratégia de cidades resilientes nas obras do Novo PAC.

O Programa Cidades Verdes Resilientes, apoiado por órgãos das Nações Unidas, tem como foco a construção participativa e áreas mais pobres. Com seis temáticas principais, como uso e ocupação sustentável do solo e tecnologias de baixo carbono, o programa visa explorar interações entre os diferentes setores para lidar com as mudanças climáticas.

Desde junho, está em vigor a lei que estabelece diretrizes para a elaboração dos planos nacional, estaduais e municipais de adaptação às mudanças climáticas. A iniciativa da realização da oficina na Câmara em torno do Programa Cidades Verdes Resilientes partiu da deputada Erika Kokay, coordenadora da Frente Parlamentar de Apoio aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Sair da versão mobile