A média mensal de abertura de empresas no estado foi de aproximadamente 29 mil, um reflexo direto das ações do Governo de São Paulo para fomentar o empreendedorismo e da implementação de ferramentas tecnológicas pela Jucesp para facilitar o ambiente de negócios. O mês de junho se destacou com o registro de 29.699 novas constituições, estabelecendo um novo recorde para o período.
A capital paulista também alcançou marcas históricas, com o maior número de empresas abertas em um primeiro semestre nos últimos 26 anos. Foram registradas 82.275 novas constituições entre janeiro e junho de 2024, um aumento de 22,1% em relação ao ano anterior. Junho foi o melhor mês do ano para a abertura de empresas na cidade, com 14.297 novas constituições.
O Governo de São Paulo lançou em maio um plano chamado “São Paulo na Direção Certa”, que visa modernizar a máquina pública, reduzir despesas, aumentar a arrecadação e melhorar a eficiência do gasto público. Dividido em eixos como Expansão dos Investimentos, Melhoria e Efetividade do Gasto e Redução das Despesas, o plano busca promover um ambiente mais favorável para o crescimento econômico e investimentos no estado.