1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 debate temas de justiça climática e igualdade de gênero em Maceió

Nos dias 1º e 2 de julho de 2024, a Câmara dos Deputados sediará a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, fórum composto pelas maiores economias do mundo, representadas pelo G20, juntamente com a União Europeia e a União Africana. Com o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, o evento reunirá parlamentares femininas para discutir questões cruciais como justiça climática, desenvolvimento sustentável e combate às desigualdades, com foco nos impactos para mulheres e meninas.

Conduzindo a iniciativa, a coordenadora da bancada feminina, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), destacou a importância de trazer as decisões do G20 também para os parlamentos nacionais, ressaltando o papel relevante dos congressos na definição de políticas. Benedita da Silva enfatizou a necessidade de abordar questões ambientais e econômicas de forma integrada, com recorte de gênero, visando o bem-estar e a igualdade de oportunidades para as mulheres.

A deputada Soraya Santos (PL-RJ) ressaltou a importância da presença feminina nos debates, pontuando que em muitas delegações internacionais predomina a presença masculina. Ela sublinhou a oportunidade de compartilhar experiências e discutir desafios referentes ao meio ambiente e à igualdade de gênero.

O evento contará com a participação de representantes de 26 países e 4 organismos internacionais, além de 171 mulheres deputadas e senadoras confirmadas. A programação inclui painéis sobre avanços legislativos e políticas públicas para mulheres, ampliação da representatividade feminina e justiça climática. A 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares precede a Cúpula de Líderes do G20, que se realizará no final de novembro, no Rio de Janeiro, sob a presidência brasileira do grupo.

No contexto de discussões sobre transição climática, a deputada Socorro Neri (PP-AC) enfatizou a importância de considerar as populações mais vulneráveis, como indígenas e comunidades periféricas, nos esforços por uma transição ambiental justa. O Brasil sediará mais de 100 reuniões do G20 ao longo do ano, reforçando seu compromisso com temas econômicos, políticos e sociais de alcance global.

O evento, marcado para ocorrer no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió (AL), é um marco importante na agenda internacional, reunindo mulheres líderes para fortalecer a participação feminina e promover mudanças positivas em nível global.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo