Câmara dos Deputados aprova Campinas como capital nacional da ciência, tecnologia e inovação: projeto segue para o Senado.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (26), o Projeto de Lei 3680/23, que atribui à cidade de Campinas (SP) o título de capital nacional da ciência, tecnologia e inovação. A proposta, de autoria do deputado Jonas Donizette (PSB-SP), será encaminhada ao Senado para apreciação.

Campinas é reconhecida por possuir o maior ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Brasil, com indústrias de base tecnológica, centros de pesquisa, universidades e quatro parques tecnológicos. De acordo com o autor do projeto, a cidade é considerada o principal polo tecnológico da América Latina, sendo responsável por 15% da produção tecnológica do país.

O relator da proposta na Câmara, deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP), ressaltou que Campinas é um dos principais centros de inovação do país, abrigando importantes instituições de pesquisa e desenvolvimento, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que detém o maior número de patentes registradas no Brasil.

Campinas é conhecida como o “Vale do Silício brasileiro”, devido à sua economia voltada para a inovação e à presença de grandes empresas de tecnologia. Mais de 20 centros de pesquisa e inovação estão sediados na cidade, onde também está localizado o acelerador de partículas Sirius, dedicado à investigação da estrutura atômica de substâncias, com possíveis aplicações no desenvolvimento de materiais, medicamentos e nanotecnologia.

Com a aprovação do projeto, Campinas consolida sua posição como referência em ciência, tecnologia e inovação, tanto nacional quanto internacionalmente. O título de capital nacional da área reforça o potencial da cidade para atrair investimentos e promover o desenvolvimento tecnológico no Brasil. Mais informações sobre a decisão da Câmara dos Deputados serão atualizadas em breve.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo