Correios e Petrobras receberão crédito suplementar de R$ 304,3 milhões para investimentos em infraestrutura e tecnologia

O Congresso Nacional está analisando um projeto que pode impactar os investimentos dos Correios, da Petrobras International Braspetro e da Petrobras Biocombustível em infraestrutura e tecnologia da informação. O projeto em questão prevê a abertura de um crédito suplementar no Orçamento de 2024 no valor de R$ 304,3 milhões, visando adequar as dotações orçamentárias das empresas estatais para garantir o desempenho operacional e a realização dos empreendimentos prioritários estabelecidos para o ano em questão.

De acordo com a justificativa do projeto, as empresas estatais necessitam de um planejamento mais flexível devido aos seus planos de negócios. Os Correios, por exemplo, devem destinar a maior parte dos recursos para a implementação do Plano de Investimento em Infraestrutura e do Plano de Investimento de Tecnologia da Informação e Comunicação. Já a Braspetro utilizará os recursos em novos poços na Argentina e investimentos no Campo de Uchuva, na Colômbia, devido à descoberta de gás. Enquanto a Petrobras Biocombustível pretende trocar equipamentos obsoletos de tecnologia da informação.

É importante ressaltar que essas alterações não afetam a meta de resultado fiscal de 2024, uma vez que as empresas do grupo Petrobras estão fora da meta. Para os Correios, os remanejamentos internos serão realizados para se adequarem às mudanças propostas pelo projeto em trâmite.

O projeto seguirá a tramitação usual, sendo analisado pela Comissão Mista de Orçamento e, posteriormente, pelo Plenário do Congresso Nacional. A expectativa é que as decisões tomadas em relação a esse crédito suplementar possam impulsionar os investimentos das empresas estatais e contribuir para o desenvolvimento e modernização de seus serviços.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo