Trabalho dos cronistas potencializa paixão pelo futebol e inspira proposta do Dia Nacional da Crônica Esportiva no Congresso.

Nesta terça-feira (11), a Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados se reuniu para discutir a proposta de criação do Dia Nacional da Crônica Esportiva. O debate, que aconteceu no plenário 4 às 10 horas, foi uma iniciativa do deputado Douglas Viegas, da União-SP. Viegas ressaltou a importância do trabalho dos cronistas esportivos na potencialização da paixão dos torcedores pelo esporte.

O deputado propõe que o Dia Nacional da Crônica Esportista seja celebrado anualmente em 16 de maio, em memória de três importantes cronistas esportivos brasileiros que faleceram nesta data em 2024: Antero Greco, Washington Rodrigues, conhecido como “Apolinho”, e Silvio Luiz.

Antero Greco, que ficou nacionalmente conhecido como comentarista do programa SportsCenter da ESPN Brasil, também teve passagens por renomados jornais e emissoras. Ele faleceu aos 69 anos em decorrência de um tumor no cérebro. Já Washington Rodrigues, além de ser um popular comentarista esportivo, foi treinador do Flamengo e faleceu de câncer no fígado aos 88 anos. Silvio Luiz, reconhecido pelos seus famosos bordões, trabalhou em diversas emissoras de TV e rádio e morreu aos 89 anos de falência múltipla de órgãos.

A proposta de instituir o Dia Nacional da Crônica Esportiva como forma de homenagear esses profissionais e todos os jornalistas esportivos brasileiros foi muito bem recebida. A discussão gerou grande interesse e contou com a participação ativa dos presentes, mostrando a relevância do papel desempenhado pelos cronistas no universo esportivo nacional.

Assim, fica evidente que a crônica esportiva desempenha um papel fundamental na construção da paixão e identificação dos torcedores com o esporte, sendo essencial reconhecer e celebrar o trabalho desses profissionais que dedicaram suas vidas a contar as histórias e emoções do mundo esportivo brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo