Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto que estabelece toque de recolher para menores de idade em locais com venda de bebidas alcoólicas

No dia 07 de junho de 2024, a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que tem como objetivo restringir a permanência de crianças e adolescentes desacompanhados de pais ou responsáveis após as 22 horas em lanchonetes, bares e restaurantes que vendam bebidas alcoólicas. A proposta, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente, foi relatada pelo deputado Pastor Eurico (PL-PE).

Segundo o relator, a medida visa diminuir casos de violência, prostituição de menores e outros crimes relacionados à presença de crianças e adolescentes desacompanhados em locais noturnos. “Restringir a permanência de crianças e adolescentes, sem que haja a presença de pais ou responsáveis, em certos locais e após determinados horários vai, sem dúvida, diminuir casos de violência, prostituição de menores de idade, além de outros crimes”, afirmou o deputado.

O Projeto de Lei 4590/12, de autoria do ex-deputado Roberto de Lucena, contou com duas emendas propostas pelo relator. Uma dessas emendas especifica que a restrição se aplica apenas a locais que vendam ou distribuam bebidas alcoólicas, a fim de evitar impactos negativos em setores econômicos, como o cinema, que costumam ter sessões que terminam após as 22 horas.

O projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo, ou seja, será votado apenas pelas comissões designadas para analisá-lo, sem a necessidade de deliberação no Plenário, a menos que haja decisão divergente entre as comissões ou recurso assinado por 52 deputados para apreciação da matéria em plenário. A reportagem foi realizada por Murilo Souza, com edição de Geórgia Moraes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo