Repórter São Paulo – SP – Brasil

Debatedores defendem fortalecimento da comunicação pública no 6° Simpósio Nacional do Rádio realizado na Câmara dos Deputados.

No último dia 27 de maio, o 6° Simpósio Nacional do Rádio reuniu diversos profissionais da área de comunicação na Câmara dos Deputados para discutir a importância do fortalecimento e da expansão da comunicação pública. O evento foi realizado em homenagem aos 25 anos da Rádio Câmara e contou com a presença de jornalistas, professores, pesquisadores e estudantes interessados no tema.

Um dos destaques do simpósio foi a participação da coordenadora de programas da Rádio Câmara, Verônica Lima, que fez questão de enfatizar a natureza pública da emissora, apesar de estar juridicamente ligada à Câmara dos Deputados. Verônica destacou que desde a sua criação a rádio tinha como objetivo promover uma comunicação voltada para a coletividade e para as pessoas, o que fica evidenciado em sua história e em seus documentos e políticas estratégicas.

A Rádio Câmara surgiu há 25 anos com o intuito de suprir lacunas deixadas pela mídia comercial, oferecendo à população notícias diretamente da fonte legislativa e garantindo pluralidade diante dos 513 deputados. Ao longo do tempo, a emissora ampliou sua programação, incluindo programas temáticos, didáticos, campanhas e coberturas especiais, aumentando a diversidade de vozes presentes em suas transmissões.

Outra questão debatida durante o evento foi a importância dos servidores concursados na garantia da pluralidade da comunicação pública. O diretor da Rádio Senado, Celso Cavalcanti, ressaltou a diversidade de perfis presentes na equipe da rádio, provenientes de diferentes regiões do país e legitimados pelo concurso público.

Além disso, o Simpósio abordou a expansão da comunicação pública através da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que presta serviços tanto de comunicação governamental quanto de comunicação pública. A EBC está em fase de expansão, com a Rede Nacional Pública de Rádio contando com 91 parceiras em todo o país e planos de novas estações em 122 municípios de 23 estados.

Em resumo, o 6° Simpósio Nacional do Rádio evidenciou a importância da comunicação pública para a sociedade, promovendo a pluralidade de vozes e a diversidade de temas nos meios de comunicação. A busca por expandir essa forma de comunicação para todo o território nacional mostra o comprometimento com a função social do rádio e a contínua evolução do setor.

Sair da versão mobile