Deputado Janones alega perseguição política em reunião do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira.

O deputado André Janones, do Avante-MG, está enfrentando uma situação delicada no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados. Janones é o principal alvo da reunião que será realizada nesta quarta-feira (22) para analisar pareceres preliminares relativos a processos por quebra de decoro contra três parlamentares.

A Representação 29/23, do PL, contra André Janones é o primeiro item da pauta. O pedido de cassação do deputado se baseia em alegações de que ele teria solicitado parte dos salários de seus funcionários para seu próprio benefício, conforme reportagem do Metrópoles. O relator do caso, deputado Guilherme Boulos, recomendou o arquivamento da representação, argumentando que o incidente ocorreu antes do mandato, e há precedentes para o arquivamento.

No entanto, a votação foi adiada devido a um pedido de vista apresentado pelos deputados Alexandre Leite e Cabo Gilberto Silva, e agora está marcada para esta quarta-feira. Além do caso de Janones, o Conselho de Ética também irá analisar a Representação 1/24 contra o deputado Glauber Braga, do Psol-RJ, acusado de agredir fisicamente o deputado Abilio Brunini durante uma reunião da Comissão de Direitos Humanos.

Por fim, o parecer do deputado Júlio Arcoverde à Representação 2/24, do PL, contra a deputada Fernanda Melchionna, também será discutido. O Psol-RS é acusado de ofender a família do ex-presidente Bolsonaro em uma reunião da Comissão de Segurança Pública. O parecer de Arcoverde ainda não foi divulgado.

Esses processos são parte de um esforço do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar para investigar e julgar condutas que possam violar as normas éticas do parlamento. A reunião marcada para hoje promete ser decisiva para o futuro político desses parlamentares envolvidos em casos de quebra de decoro. Vamos acompanhar de perto as decisões tomadas pelo conselho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo