Congresso Nacional se ilumina em verde para campanha contra o glaucoma e em homenagem à Defensoria Pública.

Hoje e amanhã, dias 20 e 21 de maio, o Palácio do Congresso Nacional será iluminado de verde em apoio à campanha 24 Horas pelo Glaucoma e para homenagear o Dia Nacional da Defensoria Pública. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a doença ocular que é a segunda maior causa de cegueira no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O glaucoma é uma doença incurável que afeta os olhos devido à elevação da pressão ocular. Seus sintomas podem demorar a se manifestar, por isso é fundamental a realização de exames oftalmológicos anualmente para um diagnóstico precoce e tratamento adequado. O sistema de saúde oferece exames e tratamentos pelo SUS, garantindo o acesso da população aos cuidados necessários.

Além disso, a iluminação verde também é uma forma de homenagear os defensores públicos, profissionais do direito que atuam em defesa dos cidadãos que não têm condições financeiras de arcar com os custos de um advogado particular. As Defensorias Públicas da União e dos estados prestam assistência jurídica integral em áreas como direito de família, direito do consumidor, crimes e execução penal, entre outros.

Para ter acesso aos serviços das defensorias públicas, é necessário comprovar a hipossuficiência econômica, garantindo que aqueles que mais precisam sejam atendidos. Os critérios de renda familiar mensal variam conforme a região, mas é possível recorrer aos serviços mesmo ultrapassando o limite estabelecido, desde que haja comprovação de gastos extraordinários.

Dessa forma, a iluminação do Palácio do Congresso Nacional não só destaca a importância da conscientização sobre o glaucoma e a atuação das defensorias públicas, mas também reforça a necessidade de garantir o acesso de todos à saúde e à justiça. A união dessas causas em um único gesto simbólico reflete o compromisso com o bem-estar e a igualdade para todos os cidadãos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo