De acordo com a Justiça Eleitoral, mais de 152 milhões de brasileiros estão aptos a votar este ano, desde que tenham completado 16 anos até o primeiro turno das eleições em 6 de outubro. Em cidades com mais de 200 mil habitantes, há a possibilidade de segundo turno, marcado para o dia 27 de outubro.
Além disso, o prazo para a transferência do domicílio eleitoral também se encerra hoje. Caso o eleitor tenha mudado de endereço e agora resida em outro município, é importante realizar a transferência. É relevante ressaltar que, devido ao caráter local das eleições deste ano, não será possível votar em trânsito.
Os eleitores que precisam cadastrar a biometria junto à Justiça Eleitoral também têm até hoje para realizar o procedimento. Aqueles que apenas precisam atualizar informações cadastrais também devem aproveitar a oportunidade.
A data final para alterações nos títulos eleitorais está prevista na Lei das Eleições, que determina o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes da data de votação. O sistema será reaberto somente em 5 de novembro.
Este ano, os eleitores irão votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Quem vai tirar o seu primeiro título de eleitor ou cadastrar a biometria precisa comparecer a um cartório eleitoral. O alistamento e o voto são obrigatórios a partir dos 18 anos, sendo facultativos para jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 anos e pessoas analfabetas.
Para a transferência de domicílio eleitoral, é necessário comprovar vínculo com a localidade onde se pretende votar. O procedimento pode ser feito pela internet através da plataforma Título Net, com pré-requisitos a serem cumpridos pelos eleitores.