UFABC e Consórcio ABC lançam projeto inovador de Observatório Regional de Políticas Educacionais no ABC

O Observatório Regional de Políticas Educacionais do ABC, projeto inovador coordenado pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e pelo Consórcio Intermunicipal ABC, realizou uma importante reunião para alinhar as ações que serão desenvolvidas ao longo deste ano. Este é o primeiro Observatório do gênero no país e conta com o financiamento do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (PPPP/Fapesp).

O encontro ocorreu na terça-feira (23/4) na Secretaria Municipal de Educação de Diadema e contou com a participação da Ação Educativa. O município de Diadema foi escolhido como projeto-piloto para a implementação do Observatório Regional, uma vez que já possui um Observatório da Educação.

Durante a reunião, o Observatório Regional foi apresentado a diferentes setores da Secretaria de Educação do município, que estão envolvidos nos processos participativos de monitoramento e avaliação dos planos de educação. Foi discutido o cronograma de trabalho e as próximas etapas para a implementação do Observatório, além da necessidade de aprofundar o diagnóstico sobre a educação municipal.

Salomão Ximenes, professor da UFABC e coordenador do Observatório Regional, juntamente com a equipe de bolsistas da Fapesp e representantes da Ação Educativa, participaram do encontro. A coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Educação do Consórcio ABC e secretária da pasta em Diadema, Ana Lucia Sanches, também esteve presente com sua equipe municipal.

Ficou evidente a importância do Observatório Regional no acompanhamento e na avaliação das políticas educacionais da região, bem como na promoção de processos formativos e na colaboração para a autoavaliação participativa das escolas. Este projeto pioneiro se destaca como uma iniciativa fundamental para o aprimoramento da educação no ABC e serve como referência para outras regiões do país que buscam melhorias no sistema educacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo