Mulheres na Ciência: Conheça as Vencedoras do Prêmio Amélia Império Hamburger 2024

Na tarde desta quarta-feira, a Câmara dos Deputados anunciou as contempladas com o prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger em 2024. A premiação, que acontecerá no dia 15 de maio no Salão Nobre, reconhece o trabalho de três cientistas brasileiras que se destacaram em suas respectivas áreas. As homenageadas deste ano são Ethel Leonor Noia Maciel, Lair Guerra Macedo Rodrigues (in memoriam) e Nara Martini Bigolin.

Ethel Leonor Noia Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, ganhou destaque em pesquisas relacionadas à Covid-19, sendo uma das principais personalidades científicas do Brasil. Lair Guerra Macedo Rodrigues, falecida em 2024, foi uma renomada biomédica reconhecida por sua contribuição no combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis e à Aids no país. Por sua vez, Nara Martini Bigolin, cientista da computação e filósofa, atua há mais de 30 anos como docente e pesquisadora em universidades do Brasil e França.

O prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger foi criado em 2021 e reconhece cientistas que se destacam em áreas como ciências exatas, ciências naturais e ciências humanas. A premiação consiste na entrega de diplomas de menção honrosa, promovendo a participação feminina na ciência e incentivando mais mulheres a seguirem carreiras científicas.

O prêmio recebe o nome de Amélia Império Hamburger, em homenagem à física, professora e pesquisadora brasileira. Graduada pela Universidade de São Paulo e com mestrado pela Universidade de Pittsburgh, Amélia foi coautora de artigos científicos e participou da criação da Sociedade Brasileira de Física.

A premiação Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger destaca a importância das mulheres na ciência e reconhece o trabalho e a dedicação de profissionais que contribuem significativamente para o avanço da pesquisa e do conhecimento científico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo