Programa Acredita: governo federal lança eixo de microcrédito para famílias de baixa renda com foco em mulheres empreendedoras.

O governo federal anunciou o lançamento do programa de crédito Acredita, destinado a beneficiar famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico, informal, mulheres empreendedoras, pequenos produtores rurais vinculados ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e apoiar o programa Fomento Rural. Uma das novidades é a reserva de pelo menos metade dos recursos para mulheres.

Segundo informações do Palácio do Planalto, o programa contará com um eixo de microcrédito, que será operacionalizado pelo FGO-Desenrola, com uma fonte inicial de R$ 500 milhões em recursos para investimentos até 2024. O FGO-Desenrola atua como uma garantia para as instituições financeiras que oferecem crédito para a regularização de dívidas dos beneficiários do Faixa 1 do Desenrola Brasil.

A iniciativa visa atender a uma demanda latente no país, uma vez que as mulheres enfrentam mais dificuldades para acessar crédito. De acordo com dados do governo, apenas 6% das empreendedoras receberam auxílio de instituições financeiras para iniciar seus negócios, enquanto 78% começaram com recursos próprios, conforme informações do Sebrae.

Com o objetivo de estimular o empreendedorismo feminino e a inclusão social, o programa Acredita busca fornecer suporte financeiro para aqueles que enfrentam maiores desafios de acesso ao crédito no Brasil. A expectativa é que a iniciativa contribua para o desenvolvimento econômico e a geração de renda para as famílias beneficiadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo