Calor intensifica em São Paulo e litoral paulista, sem previsão de chuva; Nordeste enfrenta fortes chuvas até quarta-feira.

Após um breve alívio no calor nos últimos dias, a cidade de São Paulo e cidades do litoral paulista estão novamente enfrentando altas temperaturas ao longo desta semana. No último domingo (21), os termômetros já registraram valores próximos a 28°C, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo.

O tempo permanece sem previsão de chuva e a umidade relativa do ar pode atingir índices de aproximadamente 30% durante as tardes, segundo informações do órgão de meteorologia. Nesta segunda-feira (22), a mínima na capital paulista é de 17°C e a máxima chega a 29°C, sem expectativa de chuva. O calor tende a aumentar ao longo da semana, com previsão de umidade mínima de 25% na terça-feira (23), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

É importante ressaltar que, com essas condições, é aconselhável evitar atividades físicas entre o final da manhã e o início da tarde, além de manter a hidratação adequada para evitar desconfortos físicos. A máxima prevista para terça-feira é de 31°C.

No litoral de São Paulo, a situação se mantém semelhante, com tempo limpo e sem chuvas. Na Baixada Santista, em cidades como Santos, Guarujá e Praia Grande, as mínimas previstas para segunda e terça-feira oscilam entre 19°C e 20°C, enquanto as máximas podem chegar a 28°C e 30°C.

No litoral norte, em locais como Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião, as temperaturas devem se manter próximas, com mínimas de 16°C a 20°C e máximas de 27°C a 30°C.

Enquanto o Sudeste enfrenta a ausência de chuvas, a previsão do Inmet indica grande potencial de precipitação ao longo da semana na faixa leste do Nordeste, com volumes que podem ultrapassar os 100 milímetros em algumas regiões. Estados como Bahia, Rio Grande do Norte e parte do Ceará e Piauí são os mais afetados, devido à influência de umidade e da Zona de Convergência Intertropical.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo