Projeto que garante dispositivo eletrônico em bibliotecas para converter texto em áudio é aprovado pela Comissão de Educação

Na última quarta-feira, dia 19 de abril de 2024, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que visa a inclusão de dispositivos eletrônicos de conversão de texto impresso em conteúdo auditivo nas bibliotecas escolares da rede pública de ensino e nas bibliotecas públicas. O projeto, identificado como PL 2669/22, teve seu texto original substituído por um substitutivo apresentado pelo relator, deputado Professor Alcides.

O projeto original propunha a implantação do programa “Óculos Falantes” nas escolas e bibliotecas públicas. Este equipamento consiste em um dispositivo conectado à armação dos óculos que converte instantaneamente informações capturadas pelo sensor óptico em áudio, transmitido por um pequeno alto-falante localizado acima do ouvido.

De acordo com o deputado relator, a nova versão do projeto altera a Lei Brasileira de Inclusão para que o poder público estimule e apoie a disponibilização dos óculos falantes. Alcides ressaltou que a proposta original e o texto aprovado anteriormente apresentavam incorreções ao interferir na competência do Poder Executivo e dos entes federados, pois questões relacionadas à educação estão sob responsabilidade dos Estados e Municípios.

Os próximos passos para o projeto incluem a análise pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania, seguindo o rito de tramitação com caráter conclusivo. Esse processo é fundamental para avaliar todos os aspectos legais e financeiros da proposta antes de sua votação final.

Assim, a proposta de inclusão de dispositivos eletrônicos de conversão de texto em áudio nas bibliotecas públicas segue seu caminho legislativo, aguardando as próximas etapas de análise e deliberação no Congresso Nacional. A medida visa promover a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência visual no ambiente educacional, contribuindo para uma sociedade mais igualitária e democrática.

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