Comissão da Câmara aprova projeto que permite abatimento do salário-maternidade para micro e pequenas empresas em tributos federais

Na última quinta-feira, dia 18 de abril de 2024, a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei de extrema relevância para as micro e pequenas empresas. A proposta em questão permite que essas empresas possam abater o salário, referente ao período de salário-maternidade concedido às suas funcionárias, de qualquer tributo federal.

O salário-maternidade é um benefício garantido a todas as seguradas do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Atualmente, as empresas são responsáveis por descontar os valores pagos às trabalhadoras no momento do recolhimento da contribuição previdenciária. Com a aprovação desse projeto de lei, as micro e pequenas empresas terão a possibilidade de serem ressarcidas pelo salário-maternidade, sem que isso cause atrasos na concessão dos benefícios.

A relatora do projeto, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), recomendou a aprovação do substitutivo da antiga Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio para o Projeto de Lei 125/11, de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). Caroline destacou que o reembolso, da forma como é previsto atualmente, pode demorar meses, impactando no fluxo de caixa dessas empresas.

O texto aprovado pela Comissão está apensado ao Projeto de Lei 1219/11, Atualmente, a proposta segue em tramitação em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. A expectativa é que o projeto avance para as próximas etapas com o intuito de beneficiar as micro e pequenas empresas e garantir um processo batalhas para a aprovação dessa medida que impacta diretamente a vida das empresas de pequeno porte e suas colaboradoras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo