Presidente colombiano propõe plebiscito para garantir pacificação na Venezuela após eleições. Declaração dada ao lado de Lula em encontro bilateral.

Durante uma visita oficial do ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, à Colômbia, o atual presidente do país, Gustavo Petro, fez uma declaração importante em relação à situação da Venezuela e às eleições que estão programadas para o dia 28 de julho deste ano. Em uma coletiva de imprensa em Bogotá, Petro afirmou que apresentou uma proposta visando garantir a pacificação interna do país vizinho.

A proposta de Petro envolve a realização de um plebiscito durante as eleições, com o intuito de assegurar um pacto democrático e garantir a segurança e os direitos das pessoas, independentemente do resultado eleitoral. O presidente colombiano não entrou em detalhes sobre a proposta, porém destacou que já a apresentou ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e à oposição no país, além de discutir o assunto com Lula.

Durante o encontro, Lula e Petro não responderam a perguntas da imprensa, porém, o ex-presidente brasileiro destacou a importância da continuidade da paz na América Latina. Lula ressaltou que a paz é fundamental para o progresso, enquanto a guerra traz morte e destruição, algo que não interessa aos países da região.

Além da situação na Venezuela, os presidentes também discutiram a crise humanitária no Haiti, buscando uma saída pacífica para o problema. A situação de segurança no país caribenho tem se agravado nos últimos meses, com conflitos entre gangues armadas e uma recente renúncia do primeiro-ministro, deixando o país sem governo.

Outro tema abordado durante o encontro foi a preservação da Amazônia e o desenvolvimento de uma economia sustentável na região. Petro enfatizou a importância de acordos entre os países da região para a proteção da floresta tropical, citando a crise hídrica atual em Bogotá como exemplo da dependência da região em relação à Amazônia.

Lula, por sua vez, defendeu uma parceria estratégica entre Colômbia e Brasil, com o objetivo de triplicar o fluxo comercial e fortalecer a cooperação em diversas áreas. O ex-presidente determinou ao chanceler brasileiro que busque maneiras de facilitar o comércio e os negócios entre os dois países, assinando acordos que visam dinamizar a cooperação bilateral em diversos setores.

Este encontro entre Petro e Lula foi o terceiro desde a eleição do atual presidente colombiano. A relação entre os dois líderes demonstra a busca por uma maior integração e colaboração entre Colômbia e Brasil em questões políticas, econômicas e ambientais na região. A visita de Lula à Colômbia marca mais um passo em direção à cooperação entre os dois países sul-americanos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo