CCT aprova projeto para criar frente parlamentar em apoio às Olimpíadas Científicas e do Conhecimento e debate políticas públicas de inovação.

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto de criação da frente parlamentar mista em favor das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento, proposto pelo senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP). O PRS 88/2023 recebeu parecer favorável do senador Fernando Dueire (MDB-PE), que incluiu uma emenda, e agora seguirá para análise da Comissão Diretora (Cdir).

De acordo com o relator, a frente parlamentar terá como objetivo realizar eventos e ações para promover as olimpíadas científicas, além de estabelecer estratégias para ampliar a conscientização sobre a importância da competição para os jovens. Além disso, a frente buscará valorizar as olimpíadas científicas como uma ferramenta para incentivar a pesquisa e a inovação.

A frente parlamentar será composta por senadores e deputados federais e terá a função de acompanhar e monitorar o orçamento público destinado às Olimpíadas Científicas e do Conhecimento, buscando ampliar os recursos disponíveis. Para isso, poderá solicitar apoio de órgãos governamentais, entidades científicas, instituições de ensino e da sociedade civil.

Fernando Dueire incluiu uma emenda ao projeto para deixar claro que, desde que não haja custos adicionais, o Senado e a Câmara colaborarão com as atividades desenvolvidas pela Frente Parlamentar em favor das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento. O senador destacou ainda a relevância das olimpíadas científicas para o desenvolvimento de novos talentos no Brasil.

Além da aprovação do projeto da frente parlamentar, os senadores também aprovaram três requerimentos para a realização de audiências públicas. Entre os temas a serem discutidos estão a escassez de profissionais de tecnologia da informação, a política pública “Conecta e Capacita”, e a empresa pública Ceitec S.A., que atua no desenvolvimento de semicondutores.

Essas iniciativas visam fomentar o debate e a troca de conhecimentos sobre temas relevantes para a ciência, tecnologia e inovação no país, contribuindo para o avanço e fortalecimento dessas áreas no Brasil. A participação dos parlamentares e especialistas nessas audiências é fundamental para a construção de políticas públicas mais eficazes e para o estímulo da inovação e da pesquisa científica no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo